Ano Novo Chinês - Nova York

Ano Novo Chinês: Nova York em 2013

Durante o mês de Fevereiro as ruas de Nova York vão ser animadas pelo som de fogo-de-artifício, tambores chineses e gongos, o aroma a comida acabada de cozinhar e uma colorida multidão, enquanto figuras de leões Chineses, unicórnios e dragões circulam em Chinatown.
A razão por trás desta celebração é o Ano Novo Chinês, a festividade mais longa e importante na cultura Chinesa. O ano 2013 é o ano da cobra e o 4711º ano do calendário Chinês.

Cerimónia de fogo-de-artifício do Ano Novo Chinês

Onde: Roosevelt Park (entre Grand Street e Hester Street)
Quando: Domingo, 10 de Fevereiro de 2013 entre as 11:00h e as 15:30h
 
A comunidade Chinesa da cidade de Nova York inicia este ano as festividades no dia 10 de Fevereiro com a cerimónia de fogo-de-artifício do Ano Novo Chinês. Este barulhento evento abafa o som de milhares de espectadores e enche o ar de cor à medida que coloridos foguetes são lançados. Acredita-se que esta barulhenta tradição assusta os espíritos malvados. Este evento será seguido por um desfile com leões, unicórnios e dragões, assim como celebrações a ocorrerem no coração de Chinatown.

Desfile e festival Ano Novo Lunar de Chinatown

Onde: Mott Street e Hester Street
Quando: Domingo, 17 de Fevereiro de 2013 às 13:00h
 
No Domingo seguinte, dia 17 de Fevereiro, as ruas de Chinatown ganham vida à medida que a multidão se junta para assistir a uma das maiores atrações turísticas do Inverno em Nova York, o desfile e festival de Ano Novo Lunar de Chinatown. As ruas de Chinatown são enfeitadas com lanternas vermelhas e douradas, cores que representam a sorte e a saúde. As pessoas enchem as ruas tentando vislumbrar as decorações do Dragão Chinês, Leão e Unicórnios à medida que estes serpenteiam pela multidão, dançando ao ritmo dos gongos e dos tambores.
Carros alegóricos decorados com arranjos florais, dragões e balões serpenteiam pelas ruas, para deleite da multidão. Intercalado com os carros alegóricos encontram-se bandas, músicos, mágicos e rainhas tradicionalmente vestidas, todos aguardando que o Ano Novo lhes traga boa sorte e fortuna.
Restaurantes locais vão oferecer comida tradicional Chinesa com nomes que significam “boa sorte” ou “fortuna” como uma forma de celebrar o Ano Novo Chinês. Mais do que uma simples celebração do Ano Novo Chinês, o desfile do Ano Novo em Chinatown é uma celebração da cultura Asiática.
De acordo com os organizadores, o melhor local para ver o desfile é Allen Street entre Canal e Grand Street.