Visitar Nova York - Chinatown

As 5 principais atrações de Chinatown

Chinatown é um dos bairros mais excitantes a visitar na cidade de Nova York, onde a vasta cultura chinesa dá a sensação de estarmos num país diferente. Enquanto caminhar pelas ruas permite escutar com frequência uma língua desconhecida, entrar nas lojas permite descobrir uma grande diversidade de produtos chineses e jantar num restaurante permite saborear a verdadeira comida chinesa. Resumindo, trata-se de uma verdadeira aventura onde passear pelas ruas, observar as pessoas e ouvir as conversas é uma experiência apaixonante.

Esta aventura pode ser guiada se você adquirir um Roteiro por Chinatown:

► Roteiro Chinatown + Baixa de Manhattan

A história de Chinatown

A Chinatown do início do século XX era maioritariamente uma comunidade masculina, constituída por imigrantes chegados aos Estados Unidos através da Califórnia.

Chinatown NY

Os seus salários eram enviados para as famílias na China que não os acompanhavam devido às leis da imigração. A comunidade era isolada, financiada e controlada por diversas organizações secretas – as Tongs.
Enquanto algumas Tongs eram apenas organizações familiares, outras eram quadrilhas do crime, o que proporcionou diversos conflitos sangrentos. Em 1933, uma trégua entre as Tongs trouxe paz a Chinatown.

Chinatown Mc Donalds NY

Na década de 40 este bairro abrigava numerosas famílias de classe média, que levaram a prosperidade do pós-guerra para esta comunidade.

Principais atrações em Chinatown

Apesar de Chinatown ser apenas um pequeno bairro de Manhattan, ficará espantado com o que existe para ver. Recomenda-se que caminhe pelo bairro, pois é a única forma de desfrutar do ambiente que reside nesta zona.

1.  Mott Street

Passear nestas ruas movimentadas é uma ótima forma de conhecer o bairro.

Mott Street

Em Mott Street existem autênticos restaurantes chineses e lojas de especiarias. Trata-se de um local onde pode encontrar o genuíno chá chinês,  muito melhor do que aquele que é comprado no supermercado.

2. Canal Street

Canal Street

Já Canal Street é o local onde pode comprar réplicas baratas de relógios de marca, carteiras e gravatas. Caso não pretenda gastar dinheiro, esta zona é igualmente divertida para caminhar e ideal para observar as pessoas e o movimento do bairro.

3. Museu dos chineses na America

O Museum of Chinese In America (MOCA) retrata diversas experiências da história de Chinatown, focando não só a arte e a cultura chinesa, mas também a história dos imigrantes chineses que vieram para os Estados Unidos da America e se estabeleceram na cidade de Nova York.

Museum of Chinese In America

É um modo interessante de conhecer as pessoas que habitam este bairro, assim como as dificuldades que as suas famílias passaram aquando da sua chegada. Para visitar este museu, utilize o New York Pass:

► Adquira o New York Pass

4. Almoço dim sum

Este é o local certo para provar um verdadeiro dim sum. Trata-se de pequenas porções de pastéis fritos ou cozidos a vapor que surgiram há mais de mil anos na china. O dim sum é conhecido pela forma única como é servido nos restaurantes, onde os pratos cozinhados e prontos a servir vão passando pelas mesas para que os clientes retirem o que pretendem comer. Uma vez que a composição dos pratos que irão passar de seguida é desconhecida, o fator surpresa permite uma refeição única.

Alguns restaurantes onde pode provar dim Sum são o Dim Sum Go Go e o Golden Unicorn. Ambos servem uma deliciosa variedade de pratos Dim sum, incluindo pratos de abóbora, bolos de carne de porco, tdu recheado, bolas de sésamo, patas de galinha.

Dim Sum Go Go (5 East Broadway, entre Catherine Street e Chatam Square)

Dim Sum Go Go

Golden Unicorn (18 East Broadway, Catherine Street)

Golden Unicorn

5. Columbus Park

Este parque é a única zonar verde de Chinatow e é o local ideal para ver como os residentes passam o dia.

Columbus Park

Enquanto de manhã se pode observar diversas pessoas a praticar tai chi, à tarde o parque está cheio de pessoas a jogar xadrez e dominó, enquanto as famílias aproveitam o espaço para passear e relaxar.