Nova York - Brooklyn Bridge

Brooklyn bridge

A ponte de Brooklyn, construída entre 1869 e 1883, liga Manhattan ao distrito mais famoso de Nova York – Brooklyn. A ponte é um dos mais famosos e magnificientes pontos de referência na cidade de Nova York.

A construção da Brooklyn Bridge

A construção da Brooklyn Bridge iniciou-se em 1869 e demorou 14 anos até á sua conclusão. Na altura, muitos consideraram uma loucura a construção de um ponte tão grande.
O mentor deste projeto, John Roebling,  era um imigrante alemão que tinha trabalhado como um construtor de pontes e estradas. Ele lançou a ideia de construir uma ponte sobre o East River depois ter apanhado um ferry para atravessar o rio e ter ficado preso no gelo.
John Roebling nunca viu a ponte que desenhou ser concluída, tendo morrido durante a sua construção. O filho de John Roebling, Washington Roebling, ficou com liderança deste projeto que foi concluído a 24 de Maio de 1883. A inaguração deste projeto resultou na travessia de aproximadamente 150.000 pessoas nesse dia.
Roebling não só construiu uma ponte que parecia incrivelmente forte, como esta provou ser uma ponte extremamente segura devido aos robustos cabos enterrados no chão, impedindo a ponte de colapsar.
Na data da inauguração muito Nova Iorquinos não estavam convencidos de que a Brooklyn Bridge era segura. Para provar o contrário, uma caravana de animais do circo – incluindo 21 elefantes – atravessou a ponte em 1884.
 

A ponte Brooklyn Bridge

A Brooklyn Bridge está classificada como uma das maiores obras de engenharia do século XIX e permanece um dos populares e bem conhecidos pontos de referência de Nova York.
Esta impressionante ponte expande-se sobre o East River entre Brooklyn e Manhattan e tem um comprimento de cerca de 1,8km. A largura é de aproximadamente 486 metros, tendo feito com que a Brooklyn Bridge fosse considerada a ponte em suspensão mais larga do mundo.
A principal característica da Brooklyn Bridge são duas torres às quais os cabos estão ligados. As torres com dois amplos arcos góticos atingem uma altura de 84 metros, na altura fazendo com que esta fosse considerada um dos maiores pontos de referência de Nova York.
 

O caminho pedonal da Brooklyn Bridge

Um caminho pedestre elevado não só lhe dá a oportunidade de atravessar o rio sem ser incomodado pelo trânsito que se precipita num nível abaixo, como também lhe oferece uma excelente vista das torres da ponte e da skyline de Manhattan. Esta paisagem atrai milhões de visitantes à ponte todos os anos.