Bryant Park em Nova York

Bryant Park em Nova York

O Bryant Park trata-se de um parque em Nova York, situado entre as 5th e 6th avenues e delimitado pelas 40th e 42nd streets. Este oásis em plena cidade possui 8 hectares e é um dos parques mais agradáveis e relaxantes em Manhattan, apesar de delimitado por ruas de tráfego intenso.

O parque possui um design simples mas bastante eficaz com um enorme relvado central ladeado por árvores em todo o seu redor. Do parque poderá avistar alguns marcos arquitetónicos incluindo o antigo edifício American Radiator. Neste parque poderá ainda colocar onde preferir umas das 2000 cadeiras disponíveis e descansar.

Praça do Reservatório

A história do Bryant Park tem início no século 19 quando era conhecido como a Praça do Reservatório. Este nome foi-lhe dado após a construção adjacente do reservatório Croton a esta praça em 1842.

Em 1853 foi realizada no magnífico Palácio de Cristal ali existente a primeira exposição mundial Americana. Infelizmente 5 anos após esta exposição a fantástica construção em vidro ficou permanentemente destruída pelas chamas num incêndio que ali ocorreu.

Mais tarde, em 1884, a praça foi renomeada de Bryant Park em honra de William Cullen Bryant, um advogado e conhecido poeta. William Cullen Bryant foi um dos mais influentes defensores da abolição da escravatura nos Estados Unidos da America e uma das forças por trás da criação do Central Park. Foi homenageado com uma estátua em 1911 que se situa no Bryant Park à vista de todos. Esta estátua foi esculpida por um escultor americano, Herbert Adams que recebeu formação no estilo clássico em Paris.

Em 1899 o reservatório adjacente ao Bryant Park foi demolido e substituído pela New York Public Library. Nessa altura e até 1911, foram construídos também esplanadas e quiosques no parque.
Bryant Park em Nova York

Os anos 30

Depois de várias décadas de abandono o parque foi remodelado entre 1933 e 1934 como parte do plano de projeto de obras públicas na época da depressão. Esta remodelação contemplava um grande relvado e diversas cercas que obscureciam a vista das ruas circundantes.

Dois anos depois foi construída uma cerca de ferro que circundava o parque. Este projeto resultou num espaço público que se separa virtualmente da vida citadina circundante. Pode perfeitamente passar ao lado do parque e não se aperceber da sua existência de tão isolado que se encontrava. Esta nova realidade tornou-o atraente para atividades menos ilícitas no decorrer dos anos 70 e 80, o que afastou os cidadãos que apenas pretendiam ali passar um bom bocado a relaxar.

Dos anos 70 até hoje

Na década de 70 foi fundada pelos irmãos Rockefeller a Bryant Park Restoration Corporation. A fundação desta corporação levou em 1988 a uma remodelação e restauração financiada com fundos privados. Esta obra com a autoria do arquiteto-paisagista Hanna/Olin e pelo designer de jardins Lynden B. Miller tinha como principal objetivo trazer de volta ao parque as atividades para os cidadãos. As enormes sebes foram substituídas por arbustos abrindo assim o parque para as ruas circundantes. Assim, em 1992 o novo Bryant Park reabriu oficialmente ao público e tornou-se num sucesso instantâneo sendo até aos dias de hoje um dos parques mais populares de Nova York. Em 2002 o parque tornou-se no primeiro parque wireless da cidade transformando-o num parque ainda mais apetecível para os seus utentes e sobretudo internautas. Ainda em 2002 foi instalado um carrossel no parque para delícia de miúdos e graúdos.

Envolvência citadina

Bryant Park está cercado por alguns dos grandes marcos edificados em Nova York. No lado leste do parque encontra-se a New YorK Public Library. A entrada da biblioteca situa-se na 5th Avenue e a partir de Bryant Park consegue avistar a parte traseira do edifício.

Um outro marco importante trata-se do antigo edifício American Radiator agora transformado em Bryant Park Hotel, um enorme arranha-céus em estilo neogótico com ornamentos Art Deco. Este edifício de 22 andares foi projetado por André Fouilhoux e Raymond Capa.

Ainda na vizinhança do Bryant Park encontra-se o edifício do Bryant Park Studios , um prédio situado na 40th street  em estilo Beaux-Arts. No outro lado do parque encontra-se o mais recente e moderno edifício W.R. Grace, um elegante edifício de 50 andares desenhado por Gordon Bunshaft que foi construído em 1974 para a empresas de produtos químicos W.R. Grace. Ao lado deste ultima encontra-se um arranha-céus ainda maior, Bank of America Tower cuja construção foi completada em 2009.

Bryant Park é com certeza um fantástico local do qual deve poder desfrutar na sua próxima visita à fantástica cidade de Nova York!