Chinatown - Nova York

Chinatown: Um bairro a não perder em Nova York

Chinatown em Nova York possui uma das mais densas populações de imigrantes chineses no hemisfério ocidental. Trata-se do sonho americano na sua verdadeira essência. Caminhar pelas ruas em Chinatown é um verdadeiro hino à cultura chinesa, permitindo aos seus visitantes provar diferentes iguarias culinárias e sorver todo o universo que envolve a cultura chinesa. Tudo isto, num dos bairros mais antigos de Nova York.

História de Chinatown

Chinatown está situada no Lower East Side de Manhattan. A maioria dos seus habitantes chegou à cidade de Nova York nos anos 1800’s para trabalhar longas horas em empregos que não necessitavam de mão de obra qualificada e com uma baixa remuneração. Muitos ainda viajaram da costa oeste em busca de melhores oportunidades de vida. Normalmente estes imigrantes eram homens solteiros, uma vez que nesta época não era possível a entrada de mulheres imigrantes nos Estados Unidos.

Grande parte destes imigrantes chineses fez com que os seus negócios crescessem e transformaram-se em homens de negócio de sucesso, o que atraiu ainda mais imigrantes.

Num clima de prosperidade, Chinatown começou lentamente a crescer. Os negócios eram frequentemente geridos por associações de famílias que patrocinavam os seus parentes e os acolhiam na sua nova vida em Nova York. Este é um dos principais motivos pelo qual Chinatown se expandiu e cresceu tão rapidamente no decorrer dos anos, diferenciando-se das restantes comunidades existentes em outros bairros de Nova York.

Comer em Chinatown

Começando no nº 2 de Mott Street, desloque-se para norte até Mosco Street. Mosco Street é uma rua a não perder, uma vez que se trata da única rua inclinada em Chinatown.

Fried Dumpling Restaurant

Mesmo no meio de Mosco Street irá encontrar um pequeno restaurante chamado Fried Dumpling Restaurant. Durante a tarde encontrará filas de clientes ansiosamente esperando pelos seus dumplings (bolinhos de massa fritos que podem conter inúmeros recheios tais como carne, peixe, legumes ou doce). Este pequeno restaurante (apenas 4 pessoas se poderão sentar no seu interior) serve dos melhores Shanghai fried dumplings em toda a Chinatown a preços muito convidativos. Por cerca de 1 dólar pode adquirir uma porção que contem 5 deliciosos bolinhos para degustar.

Tasty Dumplings

Descendo em direção a Mulberry Street, a apenas 5 minutos de distância, encontrará um restaurante concorrente chamado Tasty Dumplings. Este popular restaurante serve inúmeras receitas tradicionais chinesas tais como noodles (uma espécie de massa chinesa), wontons (tipo de dumpling) e como é óbvio, dumplings. Neste restaurante os dumplings custam cerca de 1 dólar por 5 peças e o seu sabor vale a pena a viagem.

Tanto o Fried Dumpling Restaurant como o Tasty Dumplings têm um número muito limitado de lugares, mas se o tempo estiver a bom e solarengo, poderá sempre degustar os seus dumplings ao ar livre no Columbus Park, mesmo do outro lado da rua. Neste parque existem inúmeros bancos e lugares para se estender e desfrutar da sua refeição.

Joe’s Shanghai

Para os apreciadores gourmet, a sopa de dumplings no Joe’s Shanghai situado no nº 9 da Pell Street são uma lenda. Durante anos mais nenhum restaurante foi capaz de duplicar os seus famosos dumplings. Os dumplings neste restaurante são conhecidos pelo seu fantástico sabor.

456 Shanghai Cuisine

Pode também degustar estes bolinhos numa variedade de restaurantes. Um bom exemplo é o 456 Shanghai Cuisine, situado no número 69 de Mott Street. Este restaurante promete servi-lo com rapidez e os seus dumplings são igualmente deliciosos. Um pouco mais pequenos, os bolinhos deste restaurante são perfeitos para degustar com uma dentada só. Ainda neste restaurante não pode perder os pequenos pães fritos com carne de porco (bolos de pão branco, estaladiços, recheados de carne e mergulhados num caldo delicioso).

Mercados de Carne

A melhor forma de não despender muito dinheiro e ainda assim provar as iguarias existentes em Chinatown é frequentar os mesmos restaurantes que os locais. Em Nova York, dirija-se a um mercado de carne para degustar Char siu (não é mais do que lombo de porco no churrasco), pato e galinha com arroz. Aqui poderá ainda encontrar iguarias como porco agridoce, peixe frito, tofus e vegetais salteados. Alguns dos mercados de carne servem ainda comida Japonesa, como sushi e sashimi a preços bastante apetecíveis.

Uma refeição individual não deverá exceder os 4 dólares por pessoa e as porções são bem servidas e transportáveis em caixas individuais. Uma refeição de Char Siu com arroz e vegetais comprada no mercado de carne de Mulberry tem um peso de mais ou menos 900g o que é muito bom por cerca de 4 dólares.

Existem inúmeros mercados de carne espalhados por Chinatown e o Mulberry Meat Market, no nº 89 de Mulberry Street é um dos mais acessíveis. Neste mercado existem indicações em inglês. No entanto acabará eventualmente por apontar para o que quer provar.

Tal como na grande maioria dos mercados não existem mesas ou lugares para se sentar. Felizmente, o Columbus Park está a apenas 5 minutos a pé para sul, e se o tempo estiver de feição poderá degustar a sua refeição aqui.

Comida Vietnamita em Chinatown

Em Chinatown, existem também diversos Vietnamitas para os quais este bairro é a sua casa. Assim, a sua cultura culinária encontra-se igualmente presente neste bairro e existem bastantes restaurantes Vietnamitas em Chinatown. Todos oferecem opções bastante apelativas a considerar para uma refeição neste bairro.

Um dos clássicos da culinária Vietnamita e que se encontra em franco reconhecimento no cenário culinário em Nova York é a sandwich Banh Mi. Trata-se de uma sandwich que contem porco grelhado cortado aos pedaços, cenoura em pickle e rabanetes e pepino às tiras, tudo isto no interior de uma baguete fresca.

Saigon

Existem inúmeros restaurantes em Chinatown que apenas servem as sandwiches Banh Mi. Um deles é o Saigon, que está situado na esquina que une a Mott Street e a Broome Street. A sandwich Banh Mi neste restaurante é denominada de especial da casa e tem um custo de cerca de 5 dólares. Poderá ainda provar neste restaurante outras sandwichs tais como galinha grelhada, porco ou vegetariana e ainda especialidades Vietnamitas tais como Spring Rolls.

Os lugares sentados no Saigon são bastante limitados por isso não é assim tão invulgar ver pessoas a caminhar pelas ruas de Chinatown e a degustar uma sandwich Banh Mi.

Jing Fong

O Dim Sum pode ser uma refeição ou toda uma experiência. Se pretende disfrutar da experiência dirija-se ao Jing Fong situado no nº 20 da Elizabeth Street. Trata-se do maior restaurante cantonês da cidade de Nova York e possui uma sala de refeições suficientemente grande para acolher múltiplos banquetes de uma só vez, tal como frequentemente acontece. Nos horários de pico, a sua dimensão é uma bênção já que raramente terá de esperar por uma mesa. A não ser que o seu grupo seja suficientemente grande para encher uma das 120 enormes mesas do restaurante, espere sentar-se entre locais e turistas na mesma mesa. A popularidade deste restaurante garante que o seu constante fluxo de comida, desde dumplings de camarão a joelhos de porco, seja servido rapidamente. Se estiver com vontade de comer algo mais que pequenos pratos de comida, pode sempre pedir algo do menu já que o restaurante possui mais de 100 pratos à escolha.

Bubble Milk Tea

Em Chinatown poderá acompanhar a sua refeição ou apenas refrescar-se com um Bubble Milk Tea. Esta bebida exótica de chá e leite, doce, cremosa e contendo bolinhas de tapioca, é um enorme sucesso por toda a Ásia. Em Nova York é uma bebida bastante popular no seio de ChinaTown e um pouco por toda a cidade.

Por toda a Chinatown existem locais dedicados a confecionar e comercializar esta bebida e normalmente estes são os melhores a servi-la. O Kung Fu Tea, que existe em duas localizações distintas em Chinatown, no nº 73 em Chrystie Street e no nº 234 em Canal Street (por toda a Manhattan existem cerca de uma dúzia desta cadeia) é um dos melhores locais para adquirir e degustar esta refrescante bebida.

Experimente o Kung Fu Milk Bubble Tea, que com certeza irá gostar. No entant, se procura algo um pouco diferente no que toca a variantes desta bebida, experimente o Jelly Wow Milk. Esta variação da bebida possui uma geleia à base de ervas que lhe confere um sabor ainda mais exótico. No Kung Fu Tea pode encontrar um extenso menu que tem chás adoçados com mel e ainda cafés gelados com caramelo ou chocolate.

Visitar Chinatown

Museu dos chineses na América

215 Centre Street

Desde a sua reabertura num espaço industrial convertido para o efeito em 2009, concebido pela designer Maya Lin, este museu fundado originalmente em 1980 tornou-se numa das mais refinadas atrações turísticas de Chinatown.

A sua exposição permanente é dedicada à curta e turbulenta história dos chineses em Nova York, desde o Ato de Exclusão Chinês até aos dias de hoje.

As exposições são habilidosas (abundam projeções flutuantes e magnificas fotografias) e interativas (poderá sentar-se numa cadeira de madeira gasta e ouvir as perguntas às quais os imigrantes chineses são submetidos à chegada aos Estados Unidos). Se for fazer uma visita às quintas-feiras, o museu encontra-se aberto até às 21h e a entrada é gratuita.

Templo Budista Mahayana

133 Canal Street

Uma vez em passeio em Chinatown não deixe de visitar o templo budista Mahayana. É grátis e aberto ao público em geral e oferece uma zona de meditação espaçosa com muitas zonas para descanso e reflexão sob o olhar de um Buddha de 16 metros de altura.

Apenas não espere silêncio uma vez que neste espaço está sempre música a tocar. Sendo o Buddha a maior atração no interior deste templo não deixe no entanto de visitar a loja de presentes no segundo andar expondo uma série de intrincadas esculturas de marfim (não disponíveis para venda).

Columbus Park

Situado entre as ruas Bayard e Worth e entre a Mulberry com Hogan Place e a Baxter Street, este parque é o local a dirigir-se se pretende observar a diversidade cultural na zona. Principalmente ao fim de semana com certeza irá encontrar pequenas trupes amadoras de ópera chinesa, artistas por todo o parque, locais jogando Mah Jong e cartas, pessoas a praticar Tai Chi e outras a aprender Kung Fu.

No verão poderá ainda deparar-se com sinfonias de pássaros já que os seus donos frequentemente penduram as suas gaiolas nas árvores do parque durante as manhãs.

Se estiver com vontade de fazer algum desporto, no parque de 3,2 hectares poderá encontrar um campo de relva sintética para jogos de futebol e voleibol, uma quadra de basquete e na extremidade sul um grande parque infantil que inclui uma piscina pouco profunda para crianças.

Mott street

Mott Street é uma das principais e mais conhecidas ruas de Chinatown e tem o seu nome devido ao proeminente empresário nos anos 1800’s, Joseph Mott. Trata-se da rua em que as visitas a Chinatown devem começar. É um excelente local para as famílias desfrutarem da cultura chinesa existente neste bairro a preços bastante convidativos.

Aji Ichiban

37 Mott Street

Se é novo na culinária chinesa e mais concretamente no que diz respeito aos doces e snacks desta cozinha, uma visita ao Aji Ichiban, mais conhecido como Munchies Paradise, é imperdível e proporcionar-lhe-á um curso rápido nestas iguarias orientais.

A loja está recheada com todo o tipo de doces exibidos em frascos transparentes. Assim poderá observar o seu conteúdo e perceber como aparentam doces como pudim flan recheado de marshmallow antes de se comprometer a provar.

Os doces são vendidos individualmente, por isso sinta-se à vontade para comprar apenas as unidades que pretender. Nesta loja poderá encontrar também snacks, tais como ervilhas de wasabi, bolachas de arroz japonesas ou ainda lula ou chocos secas.

Se entrar apenas por curiosidade mas não pretender provar as iguarias, não se acanhe, a loja encoraja as visitas exploratórias dos seus clientes curiosos.

New Kam Man Grocery Store

200 Canal Street

Esta mercearia é muito mais do que uma simples loja onde poderá adquirir ingredientes chineses. Na frente de loja encontrará um balcão onde poderá comer inúmeras carnes assadas como porco ou pato e ainda um bar de noodles nas traseiras que serve sopas, bubble milk tea e outras iguarias.

Existe ainda na mercearia uma área dedicada à comercialização de ervas medicinais. No andar subterrâneo poderá encontrar uma série de artigos para a casa tais como porcelana chinesa, partos, taças e outros artigos importados do Japão. Os conjuntos de pauzinhos e seus suportes vão do mais simples ao mais extravagante (pense por exemplo em estampas Hello Kitty) e são uma recordação muito fácil de encaixar numa mala repleta de compras.

Kamwo Herbal Pharmacy

211 Grand Street

Este boticário vintage é uma das maiores e mais antigas farmácias de todo o país.

As paredes estão revestidas com gavetas recheadas de ervas medicinais que os boticários medem cuidadosamente em balanças portáteis. Nesta loja os principais clientes são profissionais da medicina chinesa. No entanto, poderá também encontrar medicamentos comuns como remédio para a tosse e dores de garganta. Durante as tardes é possível encontrar estudantes de acupunctura chinesa disponíveis para responder a questões colocadas pelos seus clientes e é ainda possível marcar consultas de acupunctura. É ainda possível encontrar e adquiri nesta farmácia chás asiáticos e alguns ingredientes de culinária tais como paus de canela, cravinho, anis estrelado e bagas de goji.

Celebrar o Ano Novo Lunar Chinês

Caso esteja em Nova York na altura do Ano Novo Lunar Chinês, este é um evento a não perder. As celebrações deste evento, tal como acontece na China, são coloridas, barulhentas e animadas.

Não perca a oportunidade e conhecer um evento onde milhares de pessoas enchem as ruas num colorido desfile.

Dormir em Chinatown

Em Chinatown poderá encontrar alguns dos hotéis mais acessíveis da cidade de Nova York. Apesar de lhe permitirem poupar algum dinheiro, têm condições muito acessíveis e estão localizados perto de alguns dos principais pontos de referência de Nova York.

Uma vez que esta zona tem diversas estações de metro, poderá facilmente deslocar-se para locais como Times Square, Central Park ou até mesmo dos espetáculos da Broadway.

Consulte aqui os melhores hotéis onde ficar hospedado em Chinatown.

Foto: flickr/J Blough