Roosevelt Island 2013

Conheça Roosevelt Island

Só com 3 quilómetros de comprimento e com pouco mais que 1 quilómetro de largura, a Roosevelt Island era conhecida por Minnahannock pelos Nativos Americanos. Saboreie um pouco da história desta ilha e sabia porque não deve deixar de visitá-la quando for a Nova York! Antes demais, veja como esta ilha era recriada em 1879 e tome em atenção aos pormenores:

Roosevelt Island 1879

 

Veja agora uma aproximação daquilo que era a ilha em 1992:

Roosevelt Island 2002 [800x600]

 

E aquilo que é a ilha hoje em dia:

Roosevelt Island 2013 [800x600]

 

Roosevelt Island parece um tanto desorganizada e tem sido alvo de vários estudos para a sua reestruturação. Atualmente tem sido muito procurada pelos turistas pois permite tirar fotografias fantásticas de Manhattan e ganhar uma outra perspetiva sobre a cidade que não dorme. Fotografias como a seguinte ganharam fama online e foram tiradas na Roosevelt Island:

New York Vista de Roosevelt Island

Como chegar à Roosevelt Island?

Um teleférico passa de 15 em 15 minutos entre as 6 da manhã e as 3 da manhã do dia seguinte extendendo-se para as 3:30 da manhã às sextas e sábados. Passa ainda de 7.5 minutos em 7.5 minutos nas horas de ponta. O custo é de 2.25$ por trajeto único. Este teleférico junto à Queensboro Bridge liga Manhattan com a Roosevelt Island atravessando o East River.

Roosevelt Island torna-se um tanto estranha na imensidão de arranha céus de Nova York, no entanto aloja mais de 13 mil pessoas. É um espaço que permite que você faça uma fuga ao caos da cidade, sente-se junto à relva e fique a observar o East River.

História da ilha

Em 1686, Robert Blackwell adquiriu esta ilha e a designou com o seu próprio nome. Só em 1828 a cidade de Nova York a adquiriu por 32.000$ (trinta e dois mil dólares) destinando-a para uma prisão e asilos. 2 Décadas depois, Charles Dickens vem expôr as condições doentias dos residentes na ilha.

Já em 1921 a ilha era conhecida por “Welfare Island” que se traduz em “Ilha do Bem-Estar”, só que o passado tomou conta de tornar a ilha deserta, esquecida e desamada. Somente um dos Grandes Mayors de Nova York, John Lindsay veio mais tarde ordenar a destruição dos edifícios antigos e criar um plano para tornar a ilha num espaço residencial. Em 1973 ganhou o nome de Roosevelt Island e começou desde então a receber os seus primeiros moradores.

North Island

O nome de Blackwell não desapareceu com a venda da ilha. Na zona norte da ilha está a Blackwell House, construída pelo próprio em 1796. Infelizmente não poderá entrar na casa, estando vedada ao público.

Blackwell House Roosevelt Island

Apesar da ilha ser pequena, existe um autocarro que circula na ilha e que poderá apanhar junto deste local pagando 25 centimos de dólar, indo e voltando desde o Tramway Plaza até ao novo Octagon Development.

No norte da ilha está o que sobra da Octagon Tower, construída em 1839 como o centro de administração do asilo municipal do século XIX. Esta infra-estrutura está a ser incorporada nos no projeto “Octogon Development”. Lado a lado está o Lighthouse Park que oferece excelente vistas para as suas fotografias de Manhattan.

Octagon Tower Roosevelt Island

South Island

A ponta sul da ilha contém o Southpoint Park, convertida num jardim e memorial a Franklin Roosevelt: O Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park que abriu a 17 de Outubro de 2012.

Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park 

Poderá passear nesta área e encontrar as ruinas do Smallpox Hospital que está a ser reconstruído aos poucos e que existe desde 1856. A área contempla também o Strecker Laboratory, dedicado à pesquisa sobre bactérias quando abriu em 1892 e que agora aloja a infraestrutura subterrânea elétrica da ilha!

E você? Já foi a Roosevelt Island? Captou fotografias? Partilhe connosco a sua experiência!