Nova York

Dez aplicativos úteis para uma viagem a Nova York

Este artigo é um guest post escrito pela equipa do blog Manhattan Miami.

Na hora de viajar, é importante se prevenir, não basta apenas arrumar as malas e embarcar. É necessário planejar com antecedência a passagem aérea, a hospedagem, os assuntos burocráticos, calcular gastos e ainda roteirizar os passeios para não perder tempo no destino. Quem se planeja melhor também sabe o que levar de roupas, remédios e outros itens, como acessórios, primeiros socorros e objetos de higiene, dentro da mala, para saber como conseguir fechá-la depois. Outros vão além e determinam uma divisão de gastos por dia. Então, se gastar a mais numa determinada loja, o viajante precisará compensar no outro, então ele não contará com problemas financeiros nem no começo, nem no meio, nem no fim da viagem.

O primeiro passo é escolher um destino, supondo que seja Nova York, depois de adquirir os bilhetes aéreos, é necessário encontrar um hotel, hostel, pousada, casa de alguém conhecido ou até mesmo apartamentos em Nova York que podem ser alugados por temporada (e podem compensar bem mais se você não for sozinho). Esse tipo de aluguel por temporada é bem comum e seguro em grandes metrópoles. Com certeza os adultos mais velhos não puderam contar com a tecnologia para personalizar ainda mais esse planejamento de férias, ou pelo menos não tanto quanto hoje em dia.

Aplicativos (ou gadgets) disponíveis em aparelhos celulares smartphone e tablets facilitam a vida do turista e ainda dinamiza a comunicação com as pessoas do país de origem e de destino dele, seja para contar como está sendo a viagem, resolver problemas ou comunicar algum problema de voo, bem como a conexão de Internet via plano de dados ou wi-fi, dispensando o uso de computadores e notebooks. Estes aplicativos também ajudam a controlar o planejamento realizado pela viagem, então seguem dez dicas de aplicativos para serem instalados no seu celular:

01 – Money Care: O aplicativo permite anotar entrada e saída do seu dinheiro. Você marca o quanto você tem disponível para a viagem e conforme for gastando, anota os respectivos valores. O aplicativo fará a compensação automaticamente.

02 – Next Stop: O aplicativo permite que você tenha o mapa do metrô da cidade de Nova York em mãos, mostrando também o tempo aproximado de chegada a um determinado local a outro e o itinerário de todas as estações, mostrando ainda o horário dos trens da cidade para integração.

03 – Scoop: O aplicativo foi desenvolvido pelo jornal The New York Times para se tornar um guia sobre o que fazer em Nova York, embora cada outra cidade deve ter o seu. São dicas de locais para visitar, pontos turísticos, pontos de lazer, pontos comerciais e eventos relevantes.

04 – Taxi Hold’em: O aplicativo serve para aqueles que sofrem da lei de murphy, ou seja, para quem passa horas acenado para táxis que não param de jeito nenhum. Ao ativá-lo, a tela do celular ou tablet irá emitir a palavra “taxi” com faixas em amarelo e preto que irão ficar piscando para os carros que passam na rua. O aplicativo, então, promete chamar a atenção do taxista para você.

05 – Time Out NY: O aplicativo serve para encontrar restaurantes e lanchonetes que você pode se alimentar e não passar fome ou comer fast-food, pois muitas vezes olhamos na Internet, ligamos e os locais sequer existem ou não são aquilo que a gente imaginava.

06 – NY City Cocktail Compass: O aplicativo promete encontrar baladas e bares noturnos para você se esbaldar nas madrugadas através de um sistema de GPS. Conforme as pessoas enviam as suas opiniões sobre os locais, os respectivos preços, informações sobre táxis e recomendações são adicionadas ao gadget.

07 – Sit or Squat Bathroom Finder: O aplicativo mostra locais públicos que possuem um banheiro, o que é muito útil na hora do aperto. A ferramenta usa um sistema GPS e outros usuários adicionam até mesmo comentários e fotos sobre os locais ou a higiene dos banheiros. Basta informar ao gadget onde você estar, mirar no mapa o lugar mais próximo, caminhar até lá e entrar.

08 – The Weather Channel: O aplicativo serve para tirar a sua curiosidade sobre o tempo, tanto na sua cidade de origem quanto de destino.

09 – Bobsled Calling: O aplicativo facilita a sua vida, pois permite telefonar para aparelhos celulares e telefones fixos dos Estados Unidos sem gastar nada, muito menos pagar roaming internacional, pois utiliza a Internet para isso. No entanto, não serve pra ligar pro Brasil.

10 – Currency Converter: O aplicativo ajuda você a tirar dúvidas sobre a conversão de moedas (por exemplo: reais, dólares, pesos e euros) antes de que você vá ao câmbio ou realize uma compra.