Nova York - Metro

Dicas para usar o metro de Nova York

Se vai visitar a cidade de Nova York pela primeira vez ou caso não frequente Manhattan muitas vezes, usar o metro pode parecer algo muito assustador. É superlotado e, devido ao sistema de túneis tão grande, andar de metro em Nova York pode ser uma experiência um tanto ou quanto sufocante. Saiba que existem nova iorquinos que se recusam a andar de metro sozinhos com medo de se perder, apesar de na realidade, isso dificilmente poder acontecer.

Metro de Nova York

Milhões de pessoas usam o metro de Nova York todos os dias para se deslocarem de outros distritos, ou para se deslocarem dentro da Big Apple. Uma vez aprendido, não só deixará de ter receio (se é que alguma vez aconteceu) como ficará fã deste rápido meio de locomoção.
Uma vez que este metro está numa grande cidade é necessário ter algum senso comum e cuidado, como teria em qualquer lugar lotado noutra parte do mundo.

Dicas para andar de metro em Nova York

Certifique-se de que está a andar na direção certa. A maioria das estações tem sinais que indicam claramente a direção em que o metro está a andar. No entanto, enquanto pode atravessar de uma direção para outra na maioria das estações, existem algumas onde terá de sair e voltar a ingressar numa entrada completamente diferente. Em algumas estações, para inverter a marcha, terá até que atravessar a rua para apanhar o metro noutra direção. Para descobrir qual a estação que está aberta basta ver o sinal verde, redondo e iluminado, que é fácil de identificar. O sinal vermelho significa que a estação, ou a entrada em particular, está fechada.

Certifique-se que a linha está operacional

Antes de apanhar o metro certifique-se de que a linha e o sentido que pretende estão operacionais. O MTA está constantemente em obras, portanto muitas linhas fecham ou vão noutro sentido durante a noite ou fins de semana. Caso isto aconteça, pode encontrar um metro alternativo, especialmente se estiver a deslocar-se em Manhattan.

Consulte um mapa

Nas estações de metro existem mapas por todo o lado – nas estações e no interior do metro. Estes são muito fáceis de ler, portanto certifique-se que verifica a sua rota. Vai ver que o sistema de metro da cidade de Nova York é minimamente organizado e fácil de navegar.

Compre um MetroCard

Os bilhetes do metro estão obsoletos e como tal, poderá precisar de comprar um MetroCard. Pode comprar o cartão standard ou um passe diário, aproveitando que a maioria das máquinas aceita dinheiro, cartões de crédito ou cartões de débito. Ao passar o cartão na ranhura poderá receber uma mensagem de que o cartão não está registado. Passe o cartão novamente na mesma máquina caso experimente noutra máquina poderá ser cobrado mais do que uma vez.

Preste atenção aos transfers

Muitas vezes poderá precisar de fazer transferências entre linhas do metro a meio de uma viagem. Mais uma vez, consulte o metro do mapa para ver exatamente em que estação necessita de sair. A maioria dos metros fará um anúncio verbal das linhas para onde se pode transferir. Mas tenha em atenção que as piadas acerca da dificuldade em entender os anúncios no interior do metro de Nova York são feitas por uma boa razão! Fico a aguardar que me conte a sua história…

A boa edução

Ao entrar num vagão de metro, a coisa educada a fazer é deixar os passageiros saírem primeiro. Apenas aí poderá entrar no metro. Não se atire simplesmente para a multidão e tenha em atenção o gap entre o metro e a plataforma.

Hora de ponta

Caso possa, evite o metro durante as horas de ponta (entre as 8h e as 10h da manhã e entre as 5h e as 7h da tarde). É nesta altura que o metro está mais sobrelotado, portanto caso pretenda fazer a viagem sentado, use o metro fora das horas de ponta.

A ocupação dos lugares

Mantenha os seus pés e sacos fora dos bancos. Os lugares sentados são muito limitados nos vagões do metro, portanto certifique-se de que existe lugar para quem se queira sentar.

Tenha em atenção os seus pertences

Os metros são bastante seguros, mas se estiver a deslocar-se numa cidade movimentada como em Nova York, qualquer coisa pode acontecer. Mantenha a sua carteira afastada de potenciais carteiristas e mantenha os seus sacos fechados. Não precisa de se assustar, mas ser cauteloso pode ser uma boa ideia.

Saia do metro na melhor saída

Quando chegar ao seu destino, certifique-se que está a sair pela melhor saída. Algumas estações do metro de Nova York são enormes e têm diversas saídas para a rua. Descubra qual a saída que fica mais próxima do local para onde se dirige – a diferença podem ser diversos quarteirões.

Prepare-se para tudo

O metro pode estar repleto de animação, havendo uma forte probabilidade da sua viagem incluir performance musicais a pedir dinheiro.
Prepare-se para tudo, mas divirta-se com a viagem