Visitar Nova York - High Line Park

High Line Park: Um jardim urbano elevado

O High Line Park, em Nova York, foi construído tendo por base uma antiga linha de caminho-de-ferro elevada existente na zona baixa oeste de Manhattan, desde a West 30th street até á West 12th street, descendo em direção à baixa desta cidade. Deste é possível desfrutar de magníficas vistas elevadas sobre a paisagem urbana desta tão característica zona de Manhattan.

História do High Line Park

A seção inicial do parque, desde a Gansevoort street (na zona ocidental de Greenwich Village) até à West 20th street, abriu ao público a 8 de Junho de 2009. A segunda seção, desde a West 20th Street até à West 30th Street (perto de Pennsylvania ou “Pen” Station), foi aberta ao público em 7 de Junho de 2011, com a pompa e circunstância de uma cerimónia de corte de fita. A terceira e última seção do parque, zona mais a norte, encontra-se ainda por inaugurar, uma vez que aguarda o desenvolvimento da envolvente nesta área.

High Line Park

A ideia da construção deste parque partiu da vontade e visão de residentes locais de reabilitar e transformar a linha caminho-de-ferro elevada e desaproveitada, num “jardim suspenso” em que pudessem desfrutar de espaços verdes e de alguma calmaria, no turbilhão da cidade de Nova York.
A linha elevada estende-se ao longo de cerca de 2,5 quilómetros, e esteve ao abandono desde 1980 durante algumas décadas, até que um grupo de pessoas denominadas de Friends of the High Line, que gerem o parque hoje em dia, levou a cabo a concretização do projeto que é conhecido como o High Line Park.

Vegetação do High Line Park

Da extensão do parque é possível admirar as vistas sobre as redondezas do Meatpacking district bem como a vizinhança de Chelsea district na zona da baixa oeste de Manhatan. O rio Hudson também faz parte da espetacular paisagem bem como vistas parciais da Manhattan Skyline.
Os criadores do parque desenharam-no para que nele estivesse inserida vegetação ao longo de todo o parque e de ambos os lados da zona de passeio, utilizando para isso as plantas que haviam colonizado o parque durante os seus anos de abandono. Toda esta vegetação confere ao High Line Park a imagem de um jardim urbano.
Numa cidade que tem grande necessidade de espaços verdes ao ar livre que possam ser desfrutados pelos seus milhões de habitantes e visitantes, o High Line Park é tido como uma lufada de ar fresco. Não só serve como um parque urbano como proporciona vistas deslumbrantes desta zona de Manhattan. O projeto High Line Park é um bom exemplo de como um “mono” urbano, inserido numa comunidade comercial e habitacional, pode ser transformado numa mais-valia proporcionando crescimento e desenvolvimento à cidade.

Se quiser saber ainda mais sobre o High Line Park, a sua história e todos os eventos que o enaltecem, consulte o sítio High Line onde poderá obter estas e mais informações sobre o parque.