Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York

Museu de Arte Moderna em Nova York

O Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York é por muitos considerado um dos mais importantes do mundo dentro do seu género. A coleção deste museu de Nova York inclui obras de uma grande variedade de artistas de renome, tais como Andy Warhol, Van Gogh, Dali, Monet e Picasso. O pacote do New York Pass inclui entradas para este museu e pode ser adquirido antes da viagem pelo botão em baixo:

Adquira o New York Pass

A história do Museu de Arte Moderna

A famosa família Rockefeller foi a grande responsável pela criação do Museu de Arte Moderna (MoMA). A ideia para a criação deste museu surgiu de Abby Aldrich Rockefeller, esposa de John D. Rockefeller ,Jr.. Em conjunto com duas amigas, Lillie Bliss e Mary Quinn Sullivan, a abertura do primeiro Museu de Arte Moderna teve lugar apenas alguns dias após o crash da bolsa de 1929.

MoMA Nova York

Alguns meses depois, graças à influência de Abby Rockefeller, o pequeno museu já alcançava alguma notoriedade, conseguindo o empréstimo de algumas obras de arte contemporânea de bastante relevância e notoriedade, incluindo obras de Van Gogh, Gauguin, Cézanne e Seurat. O financiamento para o museu não foi providenciado no entanto por John D. Rockefeller, já que este detestava arte moderna. Assim, durante os primeiros 10 anos o museu teve a sua localização alterada inúmeras vezes de acordo com as doações de recursos que recebia.

Em 1939 John D. Rockefeller reverteu a sua decisão de não investir neste museu e decidiu doar as terras onde o museu foi construído e onde até hoje se encontra, na 53rd street entre as 5ª e 6ªavenidas de Nova York. O MoMA continuou a ganhar atenção internacional e no final dos anos 30 foi o anfitrião de muitas exposições notáveis, incluindo as de Van Gogh e Picasso.

A coleção do MoMA

Sob a alçada de Nelson e David Rockefeller, filhos de Abby e John D. Rockefeller, no decorrer dos anos 40 e 50 a coleção do museu cresceu a olhos vistos. Hoje em dia, de acordo com os registos do museu, o Museu de Arte Moderna alberga 150 mil peças de arte, incluindo obras de arquitetura e design, desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, livros ilustrados e filmes. A sua biblioteca e arquivos detêm outros 300 mil itens.

MoMa Nova York 2

Algumas das obras de arte mais importantes neste museu incluem a obra “Water Lilies” de Monet, “Starry Night” de Van Gogh, “Persistence of time” de Dali e a “Gold Marylin Monroe” de Andy Warhol e também The Scream de Edvard Munch esteve em 2013 neste museu, mas apenas de passagem. Outros notáveis artistas cujas obras se encontram incluídas no MoMa são: Jean-Jacques Rousseau, Henri Matisse, Paul Cézanne, Pablo Picasso, Jackson Pollock, Frida Kahlo, Piet Mondrian, Fernand Léger e Roy Lichtenstein.

O edifício do MoMa

Aberto ao público em Maio de 1939, o edifício que alberga o MoMA foi construído no estilo arquitectónico denominado na altura de Internacional, estilo bastante popular nos anos 30.

Este estilo arquitectónico refere-se normalmente a edifícios construídos nas décadas de formação do Modernismo, normalmente anteriores à 2ª Guerra Mundial. Os arquitetos escolhidos para a construção do MoMa foram Philip Goodwin e Edward Durell Stone.

MoMA Nova York 3

No dia da sua inauguração, o evento teve direito a um discurso de abertura proferido pelo presidente Roosevelt através da rádio.

Mais recentemente, em 2004, o Museu de Arte de Moderna foi ampliado tornando-se duas vezes maior do que o seu tamanho original. O edifício de fachada de vidro possui atualmente 6 andares de exposições cujo rés-do-chão dá acesso a um jardim de esculturas.

Comprar ingressos para o MoMA

Se pretende visitar o Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York, adquira no botão em baixo os seus bilhetes antecipadamente através do New York Pass e poupe dinheiro:

Adquira o New York Pass

Foto: flickr/ryankozie