New York Public Library em Nova York

New York Public Library

O edifício principal da New York Public Library foi construído no início do século XX e é uma das principais atrações de arquitetura em Nova York.
Este edifício tem um estilo palaciano e está situado na quinta avenida, entre a 40th Street e a 42nd Street.

A história da New York Public Library

A New York Public Library foi criada em 1887 como resultado da fusão da Astor Library, da Lenox Library e da Tilden Trust.
A sua criação ocorreu na sequência da vontade de Samuel J. Tilden, que desejava criar uma biblioteca pública gratuita em Nova York.
A Lenox Library continha a coleção pessoal de James Lenox, um filantropo rico. A Astor Library era uma biblioteca de referência criada como legado de Jacob Astor, um comerciante alemão milionário.

A construção da New York Public Library

O primeiro diretor da New York Library – Dr. John Shaw Billings – propôs um edifício maior que contivesse uma sala de leitura maior e mais espaço para guardar milhões de livros.
Escolhido um arquiteto e uma empresa de construção, a localização escolhida para o novo edifício foi a antiga Croton Reservoir, construída entre 1837 e 1843 como parte do sistema de água da cidade de Nova York e que foi abandonado em 1900.
A primeira pedra deste emblemático edifício foi assente em 1902 e a biblioteca abriu ao público nove anos depois, em 1911.

O edifício da New York Public Library

O edifício da New York Public Library é uma maravilhosa estrutura com estilo Beaux-Arts e teve um custo de construção de 9 milhões de dólares.
Sendo um ponto de referência protegido desde 1967, este monumental edifício tem uma entrada monumental com uma enorme escadaria que leva a 3 arcos. Estes são flanqueados por duas colunas que suportam um friso decorado com 6 estátuas enormes esculpidas por Paul Wayland Bartlett e que representam a filosofia, o romance, a religião, a poesia, o drama e a história. A entrada está guardada por dois majestosos leões denominados Paciência e Coragem (Patience and Fortitude).
O interior é tão majestoso e grandioso como o exterior. A abóbada de mármore do hall principal e a sala principal de leitura são impressionantes. A sala de leitura tem um teto decorado com uma série de lustres. Espantosos são também os tetos de diversas salas que têm o teto decorado com pinturas alegóricas.

A coleção da New York Public Library

Apesar da beleza arquitetural da New York Public Library, neste edifício pode encontrar uma biblioteca com uma sistema automático que lhe permite obter qualquer livro numa questão de minutos.
A dimensão da New York Public Library e a sua diversidade faz com que esta seja uma das mais aclamadas bibliotecas do mundo, contendo milhões de exemplares.

Foto: flickr/monica333