Visitar Nova York - Rockefeller Center Tour

Passeios turísticos: Rockefeller Center

Apesar de ser mais conhecido pelo popular Top of the Rock Observation Deck e por ser a sede dos estúdios NBC, o Rockefeller Center é riquíssimo em história e contem inúmeras representações de arte acessíveis ao público, que merecem ser conhecidas.

Para poder realmente conhecer este magnífico complexo faça a visita existente, Rockefeller Center Tour, guiada por um historiador local. Este irá falar-lhe sobre a magnífica arquitetura Art Deco dos edifícios, dar-lhe a conhecer a história sobre a Radio City Music Hall e ainda realçar os cativantes murais e obras de arte espalhadas pelo complexo.

Durante a visita irá aprender sobre o passado intrigante do complexo – e sobre os seus fundadores, a família Rockefeller – através de menção a factos históricos, curiosidades e até anedotas.

O Rockefeller Center associa a si uma série de superlativos: após a sua conclusão, tal como muitos historiadores denotam, tornou-se no maior projeto de edificação da história moderna e além disso, tornou-se também num dos maiores projetos arquitetónicos que incorporou inúmeras apresentações artísticas, cuja relevância é demonstrada durante a visita guiada.

Algumas das obras que lhe irão ser apresentadas e sobre as quais aprenderá, incluem a estátua dourada de Prometheus, pelo artista Paul Manship; o poderoso Atlas segurando sobre a cabeça um imponente globo, pelo escultor Lee Lawrie, artista que mais contribuiu com obras de arte para o Rockefeller Center; o fascinante baixo relevo News do artista Isamu Noguchi ; o estonteante mural, American Progress, do artista catalão Josep Maria Sert, que inclui figuras históricas bem conhecidas de todos como Abraham Lincoln e Mahatma Gandhi.

Adicionalmente, o Rockefeller Center Tour explora a arquitetura Art Deco, sendo apontados durante toda a visita inúmeros exemplos deste movimento, desde baixos-relevos a lustrosas portas, e ainda as escadarias para o edifício da GE (General Electric).

A visita é ainda recheada de factos interessantes, anedotas e estórias únicas. Um exemplo desta estórias é sobre o chimpanzé brincalhão J. Fred Muggs – que era a mascote do Today’s Show na década de 50, ou ainda a fascinante estória por trás do controverso mural de Diego Rivera e a razão que levou à sua derradeira remoção.
Esta visita tanto oferece uma visão geral sobre o Rockefeller Center como explora em maior profundidade a sua história, tornando-se igualmente atraente para visitantes numa primeira visita a Nova York, bem como aos que já se encontram familiarizados com a cidade. A Rockefeller Center Tour é também aconselhada para apreciadores de arte uma vez que foca em detalhe as obras em exposição por todo o complexo.
Para concluir, esta visita tem uma duração de aproximada 1h:15m.

Sabia que?

  • O edifício da General Electric é conhecido como “The Slab” por causa da sua base robusta em calcário.
  • A famosíssima árvore de Natal do Rockefeller Center possui entre 22 a 27 metros de altura e comporta cerca de 8 quilómetros de fiadas de luzes.
  • De acordo com os cálculos apresentados pelo Rockefeller Center, o complexo é percorrido anualmente em média por 1 milhão de pessoas.
  • O hall do edifício da GE possuía originalmente um mural do artista Diego Rivera, no entanto originou controvérsia pela representação de Lenine no mesmo e acabou por ser removido. Foi colocado no seu lugar o mural do artista catalão Sert.
  • O Radio City Music Hall é o maior teatro interior no mundo e mais de 3000 mulheres terão dançado como Rockettes.