tudor city

Tudor City

Localizado no centro de Manhattan encontra-se um bairro histórico construído nos anos 20 por Fred F. French. Tudor City foi o nome dado a este bairro composto por 12 edifícios em estilo arquitetónico Tudor. Na época, a localização onde se encontra hoje Tudor City não passava de uma área pobre delimitada a Este por uma empresa de gás, cervejarias e matadouros que causavam sujidade e um odor nada agradável e pouco suportável.

A construção de Tudor City

Em 1925, iniciou-se a construção do então denominado de “maior projeto de Midtown Manhattan” por Fred F. French. Este projeto teve a sua conclusão em 1928 e consistiu em 12 edifícios de apartamentos contendo 3000 unidades habitacionais e 600 quartos de hotel. O arquiteto responsável pela obra foi H. Douglas Ives e pelo facto da sua equipa se ter baseado no estilo arquitetónico Tudor – estilo arquitetónico predominante durante a dinastia Tudor- o projeto foi finalmente batizado de Tudor City.

Tudor City e a classe média

De forma a atrair a classe média, na altura residente em áreas suburbanas, os edifícios foram construídos com muitas comodidades modernas para a época e estavam bem á frente do seu tempo comparativamente a outras construções em Manhattan. No meio dos edifícios existiam 2 jardins privados e muito poucas janelas no lado Este a fim de proteger os apartamentos dos matadouros existentes nesse lado, estando a maioria das janelas viradas para os jardins interiores. Em 1940 os matadouros foram demolidos e nessa mesma localização cresceu a sede das Nações Unidas em Nova York.
Tudor City em Nova York

Tudor City nos dias de hoje

Nos dias de hoje Tudor City alberga cerca de 5000 residentes e a maioria dos apartamentos e quartos de hotel são projetos habitacionais cooperativos. Estes projetos baseiam-se nas características de refúgio dos edifícios que os tornam num local tranquilo bem no centro de Manhattan.

Em 17 de Maio de 1988 este bairro foi declarado zona histórica compreendida entre a 40th Street e a 43rd Street e a 1ª Avenida e 2ª Avenida.

Não deixe de ir espreitar esta característica zona em Nova York e deleite-se com o contraste arquitetónico com os demais edifícios circundantes.