Wall Street em Nova York

Wall street em Nova York

Nos dias de hoje Wall Street é não só uma localização em Nova York como um sinónimo de finanças reconhecido por todo em mundo. Conheça Wall Street por fora e por dentro fazendo uma reserva para um Tour Guiado:

Reserve o Tour “Inside WallStreet”

Wall Street

Wall Street não está apenas relacionado com finanças e esta rua que tem o comprimento de oito quarteirões – desde a Broadway até à South Street no East River – é uma das ruas mais antigas de Nova York. O seu nome foi-lhe atribuído em homenagem ao muro de defesa na zona norte de New Amsterdam e a sua história remete para o início do século XIIX.

wall street 1867

O nome de Wall Street está sem sombra de dúvida ligado ao comércio internacional. Apesar das suas modestas origens, o crescimento foi rápido e a expansão internacional da Down Jones, do Wall Street Journal, da Bolsa de Nova York, do Federal Reserve Bank e da glória do Art Deco do Bank of New York, a Wall Street escreve um novo capítulo na história.

A ligação à área financeira está encapsulada no Charging Bull esculpido por Arturo Di Modica. Representando o agressivo optimismo financeiro, esta escultura é um local de passagem por inúmeros turistas.

A origem do nome Wall Street

Depois dos Alemães terem comprado New Amsterdam dos Nativo Americanos, uma parede foi erguida para formar a fronteira da nova colónia, localizada na zona norte. A primeira parede erguida eram simples vedações, mas à medida que o tempo passou e a tensão aumentou, uma parede mais forte e mais alta foi construida de modo a defender a colónia dos Ingleses e dos Índios Americanos que ainda dominavam a área. Os Ingleses renovaram a parede perto do século XIIX e uma rua nova foi criada no local da antiga parede, agora denominada Wall Street.

A reputação de Wall Street

Registos indicam que os comerciantes se reuniam por baixo de uma árvore (Buttonwood tree) que ficava localizada no final de Wall Street. Em 1972 foi formada a Buttonwood Association que se acredita ser a origem do New York Stock Exchange, localizado em Wall Street há séculos.

Edifícios em Wall Street

No final do século XIX e início do século XX, Wall Street era o local onde as principais instituições financeiras ou outras empresas de grande dimensão estavam sediadas. Foram tantos os edifícios localizados nesta zona de Manhattan que o bairro de Manhattan começou a criar a sua própria skyline (comparativamente aos edifícios da zona de Midtown).

new york stock exchange

Diversos edifícios de referência podem ser encontrados na Wall Street como é o caso do Federal Hall (originalmente construído para albergar a City Hall) e a New York Stock Exchange.

Charging Bull em Wall Street

Uma das estátuas mais famosas em Wall Street é o Charging Bull. Este ponto de referência, que “ganhou” a sua localização no registo nacional de locais históricos, representa o constante e agressivo crescimento do mercado.

wall street bull

Inspirado na queda do mercado de ações de 1987, o escultor Arturo Di Modica criou esta estátua com cerca de 3.200 kg como um símbolo de optimismo. Em 1989 o touro foi colocado (sem permissão) em frente à Bolsa de Nova York, em Wall Street. A polícia removeu a estátua mas devido à revolta da população esta foi reinstalada, desta vez num pequeno parque localizado perto de Wall Street, o Bowling Green.
O Charging Bull tornou-se numa das mais populares atrações em Lower Manhattan.

Roteiro Wall Street

Guiado pelos Insiders de Wall Street, você vai explorar os maiores marcos de Wall Street como o New York Stock Exchange, a Reserva Federal Americana e claro, Wall Street. Passando pela Baixa de Manhattan irá ouvir histórias exlusivas sobre esta área que certamente proporcionarão momentos de entretenimento, informação e choque! Pelo link em baixo o Tour fica apenas a 35$ (dólares americanos) por pessoa, o que é um bom negócio!

Reserve já o Tour “Inside WallStreet”

Foto: flickr/mathew knott